segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

CONSULTORIA PARA MONTAR A BATERIA DA SUA ESCOLA DE SAMBA E BLOCO CARNAVALESCO



              Começando a montar a sua Escola de Samba.
 
 
 

O som da alta performance corporativa.

Quem já participou do desfile de uma Escola de Samba, de um bloco, ou mesmo só ouviu o som de uma bateria, sabe a emoção que provoca. O som dos instrumentos de percussão parece interferir no fluxo do sangue em todo o corpo e fazer o coração bater mais forte. O ritmo é contagiante e ficar sem se mexer é quase impossível.

O modelo de gestão das Escolas de Samba já foi motivo de estudos, até mesmo em Harvard. O será que explica o empenho, a motivação e o compromisso das pessoas na busca do resultado de sua Escola de Samba?

Os ensinamentos advindos das Escolas de Samba para o mundo corporativo são inúmeros ressalta o Mestre Bombeiro Carlos Fonseca, do Clube do Samba, que há 35 anos desenvolve a atividade ESCOLA DE SAMBA CORPORATIVA, da qual já participaram milhares de colaboradores de grandes empresas dos mais diversos segmentos.

- Que empresário não sonha ver nos seus colaboradores o brilho dos olhos, a empolgação, a mobilização e a incansável busca de fazer melhor? E assim como uma Escola de Samba, cuja bateria é considerada o coração e a alma da escola, os colaboradores de uma empresa é que dão o tom da alta performance, produtividade e lucratividade , afirma Carlos Fonseca.

 A atividade BATERIA FURIOSA pode ser desenvolvida de duas formas:



SIMULAÇÃO DE UMA ESCOLA DE SAMBA COMPLETA  E  SIMULAÇÃO DA BATERIA DA ESCOLA DE SAMBA.




O desafio da equipe é criar, organizar e fazer o desfile de uma Escola de Samba seguindo regras, procedimentos e logística que estabelecem, entre outros aspectos a estrutura da Escola, das Alas, dos recursos e quesitos de avaliação do desfile, o que é definido de acordo com o “tema central- Enredo” idealizado em conjunto com a empresa.

Os participantes, estimulados e orientados pela Facilitadora do evento, escolhem os ocupantes dos diferentes cargos da Diretoria da Escola e das demais funções, tais como: Mestre Sala e Porta Bandeira, Rainha e Princesas, Destaques e Passistas.

Também serão escolhidos os membros de cada uma das alas, como por exemplo: Compositores, Bateria, Comissão de Frente, Velha Guarda, etc.

Como em qualquer Escola de Samba, o grupo deverá,  a partir do “enredo” definido para o desfile, compor um samba, confeccionar a bandeira da Escola, as fantasias e alegorias. Também, ensaiados por um Mestre de Bateria deverão tocar os instrumentos e acompanhar o samba durante todo o desfile. A bateria do Mestre Bombeiro Carlos Fonseca executa ainda diversas coreografias, performances, evoluções... paradinhas.

No horário e percurso definidos o Grupo deverá apresentar o desfile da Escola.

O desfile é acompanhado por uma equipe de jurados (da empresa ou da nossa equipe) que serão responsáveis por “dar as notas” para cada um dos quesitos de avaliação.

Após o resultado dos Jurados, o Presidente da Escola é convidado para receber um Troféu e fazer um discurso em nome da Escola de Samba.

Os Participantes assistem ao vídeo do desfile da Escola de Samba e são estimulados a fazer analogias entre a atividade e o dia a dia, bem como verbalizar “Lições Aprendidas” e “Compromissos de Mudança.



 SIMULAÇÃO DA BATERIA DA ESCOLA DE SAMBA

Lembrando o primeiro instrumento de percussão que se tem notícias, e fazendo analogia com os próprios recursos que dispomos, a atividade começa com os participantes usando as próprias mãos para batucar e cantar. Em seguida, passam a utilizar várias partes do corpo como instrumentos de percussão.

Posteriormente, utilizando instrumentos convencionais ou não, a equipe dividida em segmentos de instrumentos, ensaiada e comandada  pelo Mestre de Bateria Bombeiro Carlos Fonseca, se transforma em uma GRANDE BATERIA, executando diferentes ritmos, dando um show de percussão, energia e trabalho em equipe.

Além de tocar os instrumentos e cantar, os participantes ainda executam diversas coreografias.

Ao executarem o som da bateria, a cadência e o ritmo marcado contagiam os participantes fazendo com que, mesmo aqueles que se consideram sem habilidades musicais, se surpreendam com os resultados e com a constatação das suas próprias potencialidades.

“Esse sentimento de encantamento gera momentos e lembranças inesquecíveis, inúmeras lições aprendidas através das analogias e o compromisso de reproduzir no dia a dia a energia, o ritmo, a alegria e a alta performance do trabalho realizado por uma equipe cooperativa e comprometida com os resultados a serem alcançados” garante Carlos Fonseca.

Em nosso Blog  www.faceds.blogspot.com.br e no youtube  pelo vídeo http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=ihNqFWFatOI você encontrará um resumo de algumas atividades realizadas.
Para mais informações :  42  –  98698449
mergulhofonseca@hotmail.com

Carlos M. Fonseca "Carioca"
Presidente Fundador da FACEDS
Fundação de Arte Cultura Educação e Difusão Social – Aracati - Ceará
 
  
 
         Ligue para nós e faça a sua festa ficar bem diferente !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por seu contato com a Fundação FACEDS ARACATI